pc@paulopneumo.com.br    |   

Tosse crônica: como tratar a tosse que não passa?

A tosse é uma reação natural do nosso corpo que tem como objetivo expulsar corpos estranhos que estejam presentes nas vias aéreas superiores. Ela tende a desaparecer naturalmente em até três semanas. Caso ultrapasse esse período, é preciso procurar ajuda médica para investigar a causa.

São diversas as causas que podem resultar em uma tosse que não passa: asma, rinite, sinusite, tuberculose e refluxo, por exemplo. Além disso, outros fatores desencadeantes da tosse crônica são a poluição e a fumaça do cigarro, mesmo que você não seja o fumante.

Muitas vezes, a tosse pode estar associada a outros sintomas, como febre, dor de cabeça, dor nos olhos e mal-estar geral. Ela também pode ser seca ou produtiva, ou seja, com a produção de muco (catarro). É importante lembrar que a tosse crônica não é uma doença, mas um sintoma. Por isso, quem apresenta um quadro de tosse que não passa deve procurar um pneumologista para avaliação.

Existem algumas formas de amenizar esse sintoma enquanto o tratamento médico faz efeito. O paciente deve beber bastante líquido, evitar fumar ou ficar perto de pessoas fumantes e deitar com a parte superior do corpo um pouco mais elevada.

Fonte: Medical Site

Agende sua consulta!