pc@paulopneumo.com.br    |   

Dia Mundial da Pneumonia – Conheça mais sobre a doença que afeta os pulmões e pode levar ao óbito

O Dia Mundial da Pneumonia (12/11) foi criado pela Organização Mundial da Saúde (OMS) para conscientizar a população mundial sobre a seriedade desta doença, que é a principal causa de morte em crianças de até 5 anos.

A pneumonia é uma infecção que atinge os pulmões e pode ser causada por bactérias, fungos ou vírus – incluindo o coronavírus -, causando sintomas como tosse com catarro, dor no peito que piora ao respirar, mal-estar geral e febre. A doença pode, ainda, ser consequência do agravamento de um resfriado comum ou uma gripe.

Além de ser perigosa para crianças, a pneumonia também pode ser de risco para idosos e pacientes com comprometimento imunológico, como os portadores de doenças crônicas ou em tratamento do câncer.

Quando falamos em pneumonia, a maior preocupação é que, se não for tratada adequadamente e no tempo certo, pode levar a um quadro de sepse, quando o agente infeccioso entra na corrente sanguínea e gera uma infecção generalizada.

É recomendável buscar ajuda médica ao notar os sintomas da pneumonia ou caso esteja resfriado ou gripado e não tenha apresentado melhora depois de alguns dias. Com o tratamento certo, é possível evitar as complicações da doença.

Fonte: Medical Site

Agende sua consulta!