pc@paulopneumo.com.br    |   

O que é bronquiolite e como tratá-la?

A bronquiolite é uma inflamação aguda dos bronquíolos terminais, que são as ramificações mais finas que conduzem o ar para dentro dos pulmões. Ela é mais comum em crianças com menos de dois anos de idade, principalmente por não terem o sistema imunológico forte o suficiente para lutar contra o vírus que causa a inflamação.

A bronquiolite é causada por vírus similares aos da gripe, e os sintomas se assemelham aos de um resfriado, como coriza, nariz entupido e tosse. O contágio pode ser feito pelo ar ou pelo contato com objetos que estejam contaminados por secreções que contenham o vírus. A principal forma de evitar o contágio é lavando as mãos com água e sabão e aplicação de álcool gel, além de evitar ambientes fechados e aglomerados.

O tratamento da bronquiolite consiste na adoção de algumas medidas para amenizar os sintomas, enquanto o corpo trabalha para combater o vírus. Em crianças, é nessa fase que o corpo começa a formar a defesa do organismo lutar contra infecções futuras.

Os principais tratamentos para aliviar os sintomas da bronquiolite são a lavagem nasal com soro fisiológico, beber bastante água e alimentar-se de forma saudável, para fortalecer o sistema imunológico.

Fonte: Medical Site

07 de Outubro de 2021

Agende sua consulta!