pc@paulopneumo.com.br    |   

Dia Nacional de Conscientização e Divulgação da Fibrose Cística: você conhece essa doença?

No dia 05 de setembro, celebramos o Dia Nacional de Conscientização e Divulgação da Fibrose Cística. Esta é uma doença genética rara e que ainda não tem cura, sendo causada por uma disfunção da proteína CFTR. Essa alteração que faz com que toda a secreção produzida no nosso corpo fique mais espessa que o normal, obstruído o pulmão e outros órgãos. Com isso, ela causa vários sintomas, como tosse crônica, inchaço abdominal, diarreia, pneumonia de repetição, falta de ar e dificuldade para ganhar peso e estatura.

Por se tratar de uma doença genética, ela pode ser detectada ainda na infância, através do teste do pezinho. Se o resultado desse exame for positivo, o médico pede a confirmação através do teste genético ou pelo teste de suor. Para ter controle da doença, é recomendável iniciar o tratamento logo após o diagnóstico, já que, conforme a doença progride, há perda da capacidade pulmonar, maior risco de diabetes, osteoporose e de tosse com sangue.

Hoje, o tratamento é feito com a combinação de fisioterapia respiratória e de medicamentos que atuam diretamente no defeito genético da proteína, permitindo que o paciente tenha mais qualidade de vida, se acompanhado por especialistas desde a infância até a fase adulta.

Fonte: Medical Site

05 de Setembro de 2021

Agende sua consulta!