pc@paulopneumo.com.br    |   

Você sabe qual é a diferença entre asma e bronquite?

Elas têm sintomas muito semelhantes e, por isso, são frequentemente confundidas. A asma e a bronquite são duas doenças respiratórias muito comuns e que causam falta de ar, tosse e produção de muco.

Os sintomas em comum são causados por uma inflamação nas estruturas em formato de tubo que levam o ar da garganta (traqueia) até os pulmões. Mas, apesar dos sintomas semelhantes, as duas doenças têm causas diferentes: a asma é uma doença crônica associada a um processo alérgico, enquanto a bronquite geralmente é causada por vírus, bactérias ou pelo tabagismo.

Estima-se que cerca de 20% das crianças e adolescentes no Brasil tenham asma, uma doença que ainda não possui cura. Entre os mais jovens, a asma tem caráter alérgico e suas crises são ativadas ao entrar em contato com ácaros, pólen, mofos, poeira, fumaça de cigarro etc. Além disso, fazer esforço físico intenso, mudanças bruscas de temperatura e outras infecções virais (como gripes, resfriados e até mesmo a covid-19) podem ser um gatilho para as crises.

A bronquite pode ser considerada aguda ou crônica. No caso das infecções agudas, elas são causadas por vírus e bactérias, mas com o tratamento adequado pode ser curada em até duas semanas. A bronquite crônica, por outro lado, não tem cura e está relacionada ao contato prolongado com a fumaça do cigarro. Nesses casos, a doença tende a piorar ao longo do tempo, levando à destruição do tecido pulmonar.

Apesar de terem sintomas semelhantes, a asma e a bronquite precisam de tratamentos diferentes. Por isso, é fundamental procurar um médico pneumologista para avaliação clínica do paciente e prescrição da terapia mais adequada ao caso.

Fonte: Medical Site

05 de Agosto de 2021

Agende sua consulta!