pc@paulopneumo.com.br    |   

Tudo o que você precisa saber sobre asma

A asma é uma doença respiratória crônica causada por inflamação das vias aéreas ou dos brônquios (tubos que levam o ar para dentro dos pulmões). Consequentemente, o paciente apresenta falta de ar ou dificuldade para respirar, tosse, chiado no peito e sensação de aperto no peito. Todos esses sintomas podem aparecer ao longo do dia, mas tendem a piorar à noite. Além disso, podem ir e voltar de tempos em tempos, às vezes desaparecendo sozinhos.

É importante ressaltar que a asma é uma doença que não tem cura, ou seja, mesmo que uma pessoa não esteja com sintomas ativos, ela continua tendo a doença. Com o tratamento adequado, é possível controlar as crises de forma a dar mais qualidade de vida ao paciente.

No Brasil, a asma é uma das doenças crônicas mais comuns e um dos principais motivos de internação no SUS. Estima-se que 20 milhões de pessoas no país, crianças ou adultos, sofram com a doença.

Gatilhos da asma

Os gatinhos são fatores que desencadeiam as crises da doença quando o paciente é exposto a eles. Para a asma, os principais são:

Ácaros

Fungos

Pólen

Animais de estimação

Infecções virais

Fumaça de cigarro

Ar frio

Poluição ambiental

Os pacientes asmáticos podem ter uma vida normal como qualquer indivíduo saudável que não tem a doença. Para isso, é preciso buscar ajuda médica e seguir o tratamento prescrito pelo pneumologista. Além disso, é essencial se manter longe dos gatilhos para evitar crises.

Fonte: Medical Site

01 de Julho de 2021

Agende sua consulta!