pc@paulopneumo.com.br    |   

Tuberculose ainda é um problema de saúde pública no Brasil

A tuberculose é considerada uma doença bastante antiga. Embora a taxa de mortalidade tenha diminuído consideravelmente nas últimas décadas, no Brasil ela ainda é um problema de saúde pública. Anualmente, segundo o Ministério da Saúde, são diagnosticados cerca de 70 mil casos de tuberculose, sendo que 4,5 mil pessoas perdem suas vidas para esta doença.

A doença é causada pelo Mycobacterium tuberculosis, ou bacilo de Koch, e afeta principalmente os pulmões, embora possa atingir outros órgãos. Ela é uma doença de transmissão por vias aéreas, através da inalação de aerossóis da fala, espirro ou tosse de pessoas contaminadas.

O principal sintoma da tuberculose pulmonar é uma tosse seca e forte, que dura mais de duas semanas. Além disso, podem estar presentes outros sinais, como:

·         Febre

·         Suor noturno

·         Perda

·         Cansaço/fadiga

·         Catarro com presença de sangue

Para uma tuberculose sem complicações, o tratamento pode durar até seis meses e é feito com o uso de antibióticos. É válido lembrar que o tratamento deve seguir o tempo estipulado pelo médico mesmo se os sintomas desaparecerem.

Lembre-se que a principal forma de prevenção à tuberculose é por meio da vacina BCG, aplicada em crianças e bebês.

Fonte: Medical Site

17 de Dezembro de 2020

Agende sua consulta!