pc@paulopneumo.com.br    |   

Mitos e verdades sobre a asma

A asma é uma doença crônica - e, portanto, sem cura, apenas com controle - causada por inflamação das vias aéreas desencadeada por alguma alergia respiratória. Provoca os seguintes sintomas: falta de ar ou dificuldade para respirar; sensação de aperto ou peso e chiado no peito; tosse.

As crises de asma são mais frequentes no inverno. Embora a primavera se avizinhe, é nessa época que geralmente surgem as dúvidas sobre o assunto: asma só acomete crianças e não adultos? Bombinha vicia ou engorda? A genética favorece o surgimento da asma? Enfim, vamos descobrir quais são as informações mais reproduzidas e quais delas são verdadeiras ou falsas.

Asma só acomete crianças e não adultos? MITO

De fato, o mais comum é que a doença se manifeste na infância. Os casos na vida adulta geralmente têm duas possibilidades: a primeira, quando a criança não é tratada corretamente. Ela até deixa de apresentar sintomas por um tempo, mas volta a senti-los quando fica mais velha. A segunda opção é mais simples: há quem só apresente sintomas pela primeira vez depois de adulto, inclusive na terceira idade. Com o envelhecimento do aparelho respiratório, a predisposição genética e os fatores ambientais, não é incomum que adultos desenvolvam asma.

Asma em adultos pode estar relacionada à insônia? VERDADE

Adultos com insônia crônica têm um risco até três vezes maior de desenvolver a doença. Estudos realizados por cientistas da Universidade Norueguesa de Ciência e Tecnologia, em Trondheim, revelam que as alterações no organismo causadas pela privação do sono podem prejudicar as vias respiratórias. Por isso, tratar a insônia é uma boa maneira de prevenção.

A bombinha de asma vicia? MITO

O tratamento para asma inclui a bombinha para crises, mas também medicamentos de manutenção e mudanças no estilo de vida. Se o tratamento não estiver ocorrendo de maneira adequada, o paciente pode sentir que está necessitando cada vez mais da bombinha - que, na verdade, é apenas uma medida emergencial.

Gripes e resfriados podem piorar os sintomas da asma? VERDADE

Algumas infecções virais são capazes de causar sintomas de asma ou até de piorá-los - é o caso da gripe e do resfriado comum. Lavar as mãos com frequência e manter a carteira de vacinação em dia podem ajudar no combate a essas ocorrências e são medidas indicadas para todas as pessoas asmáticas, independente da faixa etária e da sensibilidade de cada organismo.

 

Hoje há diversos tratamentos para o controle da asma e para a melhora na qualidade de vida de quem sofre com o problema. Consulte o Pneumologista para iniciar uma terapia de qualidade.

Fonte: Medical Site

01 de Outubro de 2020

Agende sua consulta!